Fermentaê
Identidade visual
Luana e Natan
2020
A Fermentaê é uma marca de bebidas fermentadas de João Pessoa, capital paraibana. Entre seus principais produtos estão as famosas kombuchas, que possuem um grande valor nutricional.
Pra expandir os negócios e profissionalizar ainda mais a marca, os sócios perceberam que a identidade visual e a apresentação dos produtos não mais correspondiam com os interesses e posicionamento da empresa. Em 2020, o Oba chegou junto pra ressignificar o universo visual da Fermentaê com um redesign
Luana e Natan são os sócios por trás da marca. Enquanto ela cuida da produção dos fermentados, ele fica responsável pela gestão e marketing. No processo de reposicionamento da marca, nos meses finais de 2020, os dois tinham uma visão clara do que queriam comunicar com a Fermentaê: uma marca única e que identificasse exatamente quem era o público-alvo.
Além do posicionamento consistente, a empresa também já havia definido seus arquétipos, tendo como o principal deles o Cuidador. De imediato é possível sentir a conexão entre a marca e o público, que amam cuidar da saúde.
E foram justamente os consumidores e as consumidoras da Fermentaê que inspiraram a construção dos novos rótulos, promovendo os hábitos que melhoram a vida das pessoas.
“Essas pessoas são exatamente as mesmas pessoas que adoramos nos relacionar até mesmo no âmbito pessoal - e também as que mais consomem nossos produtos”
Cada kombucha traz em seu rótulo uma ação que estimula a conexão e os hábitos que proporcionam bem-estar. Adoção, Culinária, Cultivo, Yoga e Corrida são as atividades retratadas pelas ilustrações e textos que acompanham cada produto do que virou a Coleção Vida Saudável.
Cada rótulo brinca com a combinação de cores vibrantes e que também lembram os próprios ingredientes dos produtos naturais.
Além do importante valor nutricional, as kombuchas têm ótimos benefícios pra o organismo, principalmente na parte gastrointestinal. Por isso a marca se posiciona como uma parceira de seus clientes em busca de uma vida mais saudável, reforçando a mensagem na apresentação dos produtos.
Ficha técnica
Pesquisa e Direção Estratégica: Kaká Bezerra, Filipe Carvalho, Italo Mikoko, Nycole Sá
Direção de Arte e Design: Filipe Carvalho, Italo Mikoko e Nycole Sá
Redação: Kaká Bezerra
Ilustrações: Italo Mikoko e Filipe Carvalho
Logo Design: Italo Mikoko