top of page

Panela do Jazz

Identidade Visual e Social Media
PRO4 Produções
2022

Das ruas bucólicas do Poço da Panela, o maior festival da arte do improviso surgiu trazendo muita cultura pernambucana e música instrumental no Recife.

 

O Panela do Jazz é o encontro de várias linguagens e públicos. Tem teatro para as crianças, música, gastronomia e feira criativa pro  público aproveitar o dia e o bairro mais charmoso da Capital Pernambucana.

Com uma arquitetura colonial, casarões antigos e árvores centenárias, o Poço da Panela serviu de inspiração pra toda a identidade visual e ilustrações do evento.


A logo reflete toda essência do local onde nasceu o festival, trazendo detalhes dos ornamentos da igrejinha de Nossa Sra da Saúde e acabamentos retilíneos, como que talhados em madeira, uma homenagem à placa da casa museu de Gilberto e Magdalena Freyre.

As ilustrações feitas pelo artista Ayodê França misturam paisagens, cores do entardecer com a alegria e irreverência do jazz, fortalecendo suas raízes negras em cada detalhe dos personagens retratados e do homenageado da edição de 2022, o mestre Moacir Santos.

 

Na comunicação, o desafio inicial foi padronizar linha editorial, produção audiovisual, fotografia e identidade verbal, pontos chaves para fixar a personalidade alegre e sociável da marca. A partir disso, tornar as redes sociais palco pro crescimento da marca online, alcançando novos públicos e tornando os já conhecidos, fãs do evento.

Ao todo foram três edições em 2022, iniciando em agosto com a Mostra Plaza Shopping; em setembro o Festival Panela do Jazz no Poço da Panela; e finalizando em dezembro com o Circuito, que aconteceu na cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú. 


Em todas as situações, a comunicação e identidade visual passaram por vários processos de adequação. Cada edição traria algo novo, se diferenciando uma da outra, mas sendo reconhecível como parte de um todo.

 

O festival também contou com várias oficinas, ativações de marcas, transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e cobertura nos stories do perfil oficial, com filtro feito especialmente para a edição principal, a do Poço da Panela.

Ficha técnica

 

Pesquisa e Direção Estratégica: Italo Mikoko, Filipe Carvalho e Marcela Paes

Direção de Arte e Design: Filipe Carvalho e Italo Mikoko

Identidade Verbal: Kaká Bezerra

Redação: Kaká Bezerra e Nycole Sá

Social Media: Kaká Bezerra e Nycole Sá 

Ilustrações: Ayodê França

Logo Design: Italo Mikoko

Fotografia: Aline Mariz, Liliane Guerra e Guilherme Guache

bottom of page